Ainda repercutindo, aplicativo inspira outras cidades

A cidade de Jundiaí (SP) lançou, no dia 17 de abril, um aplicativo que reúne mais de 70 serviços públicos para a população. O exemplo inspirou o vereador Rafael de Angeli (PSDB) a trazer a ideia para Araraquara, a fim de reduzir a burocracia na oferta dos serviços públicos. “Um dos diferenciais seria termos todos os serviços organizados por plataformas, facilitando a vida do usuário, além de acelerar o atendimento das demandas, uma vez que os pedidos dos cidadãos são encaminhados diretamente para a unidade responsável”, explica o parlamentar.

O aplicativo de Jundiaí dispõe de uma série de recursos, como solicitações e agendamentos diretamente do celular (smartphone) ou tablet. Ele também permite que o usuário fotografe a área onde o serviço é demandado (um tapa-buraco ou um corte de mato, por exemplo) e identifique o endereço por meio do sistema de geolocalização, pelo GPS. Caso haja alguma divergência, o próprio solicitante pode fazer a correção.

Os serviços oferecidos pelo aplicativo “Araraquara na Palma da Mão” abrangeriam as mais variadas áreas da administração pública. Seria possível verificar a agenda cultural da cidade, a agenda de consultas médicas, solicitar reparos (cortes de matos, podas de árvores, tapa-buracos, entre outros), retirar segunda via de documentos, certidões negativas de débitos, acessar a Imprensa Oficial, acessar as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), consultar a Biblioteca Municipal, entre vários outros. As notícias sobre a cidade também poderiam ser atualizadas automaticamente à medida que são publicadas no site da prefeitura. O usuário do aplicativo teria ainda uma área específica com o histórico de suas contribuições e poderia verificar o andamento de seus pedidos.

“As vantagens para os munícipes seriam inúmeras, bem como para a administração. Reduziríamos as filas e facilitaríamos a vida dos usuários e dos próprios servidores municipais. Embora soluções como essa pareçam ‘futuristas’, existem muitas já implantadas e funcionando em muitos locais do nosso país. São ideias simples que podem melhorar a qualidade de vida de todos”, acredita Angeli.

Fonte: http://www.camara-arq.sp.gov.br

Leia mais sobre , ,